Dicas simples para adestrar o seu cachorro

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem. E muitas vezes ele é mais do que isso: ele é um verdadeiro companheiro para muita gente.

Quer adestrar o seu cachorro você mesmo? Com dicas de profissionais? Então clique e conheça o meu método de adestramento baseado no reforço positivo!

Independentemente da raça do seu cão, ele pode sim ser adestrado. Algumas raças são um pouco mais difíceis de adestrar, mas com um pouco de disciplina, tudo é possível. Você não precisa ser um profissional para isso. É só treinar bastante com o método certo!

7 dicas simples para adestrar o seu cachorro

1 – Fazer as necessidades no local correto

O reforço positivo, que é o método que ensino no blog, é o que melhor funciona para ensinar o seu cão a fazer as necessidades no local correto.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Um exercício simples e que funciona: toda vez que o seu cão fizer as necessidades no local certo, dê a ele um agrado e elogie seu cachorro. Assim você reforça esse comportamento e tende a repetir isso mais vezes.

2 – Ensinando o cão a não cavar no jardim

Primeiro de tudo, você precisa entender esse comportamento do cachorro.

Toda vez que ele está sozinho ou se sente assim, é normal que eles cavem para passar o tempo e aliviar a ansiedade. Outra causa comum é a deficiência de nutrientes na alimentação dele, que o leva a também comer a própria terra que cava.

Se esse é o caso do seu cachorro, primeiro leve-o ao veterinário para ver se o problema é físico. Caso não seja isso, evite deixar o seu cão muito tempo sozinho ou deixe um brinquedo para que ele se distraia e não fique cavando o chão.

3 – Repetições

Toda vez que você quiser ensinar algo ao seu cachorro, é preciso repetir (ou seja, reforçar) os exercícios.

A repetição é a chave para que o cão consiga entender o comando. Para ver se ele já aprendeu o que você ensinou, repita o comando, mas sem dar nenhum tipo de agrado. Faça isso três vezes consecutivas e veja se o cão realmente absorveu aquilo que você ensinou.

4 – Saber se comunicar com o seu amigo

Para adestrar um cão e ensiná-lo um determinado comando ou novo hábito, não é chegar e dizer o que ele tem de fazer, apenas. É preciso também corrigir quando ele faz algo de errado e ajudá-lo a fazer o movimento certo.

Seja firme também na hora de dar o comando, pois o cão pode interpretar como uma brincadeira, você entrar na onda e tudo ir por água abaixo.

5 – O momento certo de adestrar o seu cachorro

O ideal é começar a adestra-lo desde filhote, pois ele assimila melhor os conhecimentos e não tem muitas manias. Por isso, quanto antes você começar a adestrar o seu cão, melhor.

O cão adulto também pode ser adestrado, mas esse será um processo que vai exigir mais tempo e dedicação para que os resultados sejam satisfatórios.

6 – Mostre que você é o líder

Os cães são animais de matilha e tem noção de liderança e também de passividade. Por isso, muitas vezes, o cão vai tentar dominar você, andar na sua frente e ter as suas próprias manias, o que não é indicado.

Por isso, sempre demonstre ao cachorro que você é o líder. Ele deve entender que te deve respeito.

Nunca interrompa os exercícios no meio porque o cachorro está fazendo manha. Insista! Você sempre deve mostrar ao cão aquilo que VOCÊ quer que ele faça, senão ele toma conta mesmo.

7 – Cachorro mordendo as coisas

É normal que o filhote morda as coisas, pois os seus dentes estão nascendo e isso faz parte do desenvolvimento dele.

Mas, para que ele não morda tudo o que vê pela casa, o recomendável é dar ao seu filhote brinquedos e bolinhas macias para que ele possa mastigar. Ossinhos que encontramos em pet shops também são uma boa pedida, para que ele possa morder sem maiores problemas.

Agora, se você perceber que o cachorro está brincando de te morder, diga não firmemente a ele, cruze os braços e o ignore por 10 ou 15 minutos. Assim ele entende que fez algo que te desagradou.

Gostou do artigo? Então vai gostar ainda mais das minhas dicas especiais de adestramento. Clique e confira!

 

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.