Como saber se um cão foi maltratado

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Infelizmente, vemos cada vez mais casos de cães maltratados. Seja de tanto apanhar de um dono sem coração como em experimentos em empresas de remédios e de cosméticos. E, quem ama cachorros, sente ainda mais o tamanho da crueldade que eles sofrem, especialmente depois do caso dos Beagles.

Você tem um cão que já foi maltratado e quer adestrá-lo? Saiba como aqui.

Além disso, muitas vezes temos um cão que tem comportamentos estranhos e age de forma incomum e não dá para entender o que está acontecendo. E é bom ficar de olho, especialmente se você costuma deixar o seu cão com outras pessoas e fica sem saber o que acontece com ele nesse período.

Dicas para saber se um cão já foi maltratado

1 – Procure por sinais físicos de agressão

Seja algum tipo de lesão, cicatrizes e queimaduras ou ferimentos. Procure nas patas, boca, pernas ou em torno dos olhos. Observe a pele, passe a mão e procure algo fora do normal, especialmente se houver ausência de pelos ou feridas próximo ao pescoço, o que indica que o cão ficou preso pela corrente por bastante tempo.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

2 – Observe se o cão está desnutrido

É o cúmulo, mas, infelizmente, muita gente deixa o cão sem comer por pura maldade. Por isso, veja se o cão está magro demais, principalmente se as costelas dele estiverem expostas.

Outros sinais típicos de desnutrição em um cão maltratado: dentes podres ou visivelmente com problemas, cansaço, olhos embaçados. Diarréia com sangue também é um sinal que deve ser observado com alerta.

3 – O comportamento do cão

Um cão maltratado apresenta comportamento anormal em situações cotidianas. Por exemplo: se ele se encolhe ou se afasta quando vê um rodo, vassoura ou um chinelo, existe uma grande chance do cão ter apanhado muito e, por isso, estar traumatizado.

Nesse tipo de situação, é comum também que o cão corra de você, rosne ou se afaste, por medo de apanhar novamente.

4 – Sinais de medo

Todo cão que já foi maltratado costuma se isolar ou ficar agressivo pelo trauma que sofreu. Um cachorro maltratado geralmente fica embaixo da cama, com os olhos arregalados, vive com medo de qualquer barulho mais alto ou que se recusa a sair de sua casinha.

Esses comportamentos tem ligação direta com as experiências ruins que o cão maltratado sofreu no passado.

Bom, se o cão sofreu maus tratos, o principal é ter paciência com ele. E levá-lo ao veterinário, para que ele possa receber um tratamento adequado e fazer exames para ver se está tudo bem com ele fisicamente.

Depois, é dar muito carinho e amor para que o seu amigo consiga superar o trauma.

Quer se aproximar mais do seu cãozinho e aproveitar também para adestrá-lo? Então assista agora mesmo a este vídeo!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

2 Comments

  1. luh soares 7 de setembro de 2014
  2. Ana 30 de dezembro de 2014

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.