Como cuidar de filhotes recém – nascidos

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

No artigo de hoje vou falar dos cuidados que os filhotes recém – nascidos precisam. Não importa se você encontrou o filhote na rua ou se foi a sua cadela que teve o cachorrinho.

Quer adestrar o seu filhote? Saiba como aqui.

A partir do momento que você passa a cuidar de um filhote recém – nascido, acaba tendo a função de pai/mãe dele. Especialmente porque nessa fase, o cãozinho precisa de cuidados especiais.

Filhotes recém – nascidos encontrados na rua

É um caso complicado. Filhotes recém – nascidos que foram encontrados na rua precisam passar por uma avaliação de um veterinário, para saber qual é o seu estado de saúde e do que ele precisa naquele momento.

O período mais difícil são as quatro primeiras semanas de vida do filhote recém – nascido. O cordão umbilical dele cai geralmente no terceiro dia de vida. Em até duas semanas, ele abre os olhos e os primeiros dentes aparecem por volta do primeiro mês de vida.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Nessa etapa, o ideal é que você o alimente de duas em duas horas (na primeira semana de vida dele). Já na segunda semana, esse intervalo deve ser espaçado de três em três horas. E, depois do primeiro mês de vida, a alimentação deve ser feita de quatro em quatro horas. Uma boa alimentação para o filhote faz toda a diferença na sua vida e em sua saúde, especialmente nessa etapa.

Já o banho deve ser dado só a partir dos dois meses de vida, que é quando o sistema imunológico do bichinho já está mais desenvolvido. Antes disso, limpe o filhote com um pano ou toalha umedecido em soro fisiológico.

Para as partes genitais, use algodão com água morna. Já os olhinhos devem ser limpos com água boricada (encontrada facilmente em qualquer farmácia).

Filhotes recém – nascidos em casa

Quando os filhotes nascerem, certifique – se de eles fiquem em volta da mãe, para que se mantenham aquecidos e sintam segurança com o calor do corpo dela.

Cuide bem da alimentação da mãe, dando bastante leite e alimentação reforçada, para que ela produza um leite de maior qualidade para os seus filhotes recém – nascidos.

É possível também que a mãe rejeite algum dos seus filhotes. Normalmente isso acontece quando ela percebe que há algo de errado com ele. Se isso acontecer, pegue – o e o enrole em um cobertor para que ele se aqueça e depois devolva a mãe. Funciona muito bem!

Depois de um pouco mais crescidos, os cuidados são os mesmos com a alimentação e com o banho descritos no tópico anterior. E, quando a mamãe deixar você pegar nos filhotes, leve – os ao veterinário, para passarem por uma avaliação completa e receberem as vacinas devidas.

Se você não tiver dinheiro para isso, procure faculdades que oferecem o curso de veterinária. Lá você vai encontrar atendimento por um preço baixo e, em alguns casos, até mesmo de graça!

Gostou do artigo? Então veja esse vídeo no qual ensino o meu próprio método de adestramento de cães. Clique e assista!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.