Muitas vezes você já tem um cão em casa, mas acaba ganhando ou adotando um filhote. E, apresentar o novo integrante para o cão mais velho da casa pode ser uma tarefa bem complicada.
Quer aproveitar que já está aqui e aprender como também a adestrar o seu cão? Então clique aqui e veja todos os segredos.
Primeiro é necessário observar o cão mais velho da casa: se ele arruma briga com outros cães quando sai para passear, se o temperamento dele é calmo ou agressivo, se o cão é territorialista ou mais dócil. Tudo isso influencia, já que nem sempre trazer o filhote para casa pode dar certo.
Agora, se o cão mais velho da casa é tranquilo, se dá bem com outros cães, é mais brincalhão, provavelmente você não vai ter nenhum problema ao levar o filhote em casa.
Dicas para facilitar o convívio do filhote com o cão mais velho em casa
1 – Conheça bem o seu cão
É o que falei acima. O ideal é saber como o seu cão se comporta em relação aos outros e ver se há condições de convivência tranquila com outros cães.
Caso o cão seja muito agressivo ou territorialista, não é recomendado trazer um filhote para casa.
2 – Mostre ao cão mais velho o filhote como se ele fosse um bebê
É isso mesmo que você leu. Pegue o filhote no colo e mostre-o ao cão adulto como se fosse uma criança mesmo e converse com o cão da casa. Fale o nome do filhote, para que o adulto se familiarize com ele.
Pode até parecer besteira, mas assim o cão da casa entende que você protege o filhote e não vai tolerar qualquer travessura com ele.
3 – Tire os brinquedos e objetos da vista
Sejam brinquedos ou objetos que estejam com o cão mais velho. Isso é importante para que não surja uma briga por causa de posse dos mesmos. Quando os dois cães já estiverem mais entrosados, você pode colocar os brinquedos de volta. A retirada é só no período de adaptação mesmo.
4 – Peça ajuda de um amigo ou familiar
Para a adaptação do cão mais novinho, é importante ter duas pessoas para a apresentação.
Com os dois cães na coleira, deixe que eles se aproximem, sintam o cheiro um do outro. Leve ambos para passear, cada um sob a responsabilidade de uma pessoa.
Assim, eles se conhecem melhor e a chance de se estranharem em casa vai diminuindo.
5 – Não abandone o cão mais velho
Com a chegada do filhote, é comum que toda a atenção do dono vá para ele.
O problema é que o cão adulto se sente abandonado, deixado de lado. E, por isso, acaba tomando uma certa repulsa do filhote.
Para evitar que isso aconteça, não se esqueça de brincar também com o cão mais velho da casa. Assim as chances de atritos com o filhotinho diminuem consideravelmente.
Gostou das dicas? Então vai gostar ainda mais do vídeo que eu mesmo preparei para ensinar o meu método para o adestramento de cães, que você pode realizar em casa mesmo. Vem conferir!
Muito Bom esse site,tenho um poodle de 10 anos e quando adotei um filhote ele se sentiu desconfortável,pq o filhote dormia na caminha dele,brincava com os brinquedos e tudo mais que possam imaginar.Porém passado um ano os dois convivem bem devido eu ter dado atenção aos dois sempre igual.