Como adestrar filhotes

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Os cães filhotes são como crianças pequenas. Precisam de muito carinho, cuidados e atenção para que cresçam saudáveis, tranquilos e sejam obedientes. Se você acabou de comprar ou ganhar o seu cãozinho, veja nesse artigo como fazer para adestrar filhotes.

A palavra-chave para o adestramento de cães é a disciplina. E isso começa pela alimentação do cão, que deve ser específica para filhotes e realizada em horários determinados, para que o cão já vá aprendendo a ter limites desde cedo.

Como começar o adestramento de filhotes?

– Paciência, paciência e mais paciência. Não se esqueça de que está lidando com um cão que tem poucos meses de vida e ainda não entende direito tudo o que acontece ao seu redor. Entre 4ª e 12ª semanas de vida, é que o filhote adquire todas as suas capacidades motoras, sensoriais e de aprendizado.

– Faça alguma atividade física com o bichinho ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. E, sempre que ele obedecer a algum comando ou chamada sua, elogie e olhe para ele com carinho e lhe dê um biscoitinho que ele goste. Assim, o filhote já vai entendendo que fez algo certo.

– Com o passar do tempo, o filhote passa a fazer parte da família. Especialmente se você tiver crianças em casa. Por isso, muitos tendem a ficar manhosos. Uma das dicas para que isso não aconteça é mostrar sempre para o cão que você é o líder. Quando estiverem passeando, por exemplo, ande sempre à frente. Caso o cãozinho se adiante, mude de direção, mostrando que ele é quem deve sempre seguir seu dono, ok?

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

– Durante o adestramento de seu filhote, estimule-o com biscoitos ou petiscos pelo caminho desejado, que o leve para aonde dormir ou fazer xixi. Com o tempo, ele aprende sozinho para onde deve ir.

– Sempre entre primeiro em casa, antes do filhote. Assim, ele novamente vê quem é que está no comando e obedece mais o dono, em uma hierarquia amigável.

– Outro aspecto muito importante que muitos esquecem é de que não se deve ser um general com o filhote. O ideal é também dar carinho e fazer com que ele se sinta protegido e amado, do contrário nada dito acima vai ter resultado. Quanto mais afeto, melhor.

Portanto esqueça isso de ser um dono mandão e agressivo, pois não funciona. Com calma, carinho, atenção e disciplina é que você conseguirá ter um cãozinho doce, mas obediente. Veja aqui como adestrar seu filhote!

 

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

6 Comments

  1. Pingback: Benefícios do adestramento 8 de janeiro de 2013
  2. Pingback: Como adestrar seu cãoComo Adestrar 9 de janeiro de 2013
  3. dicla 30 de maio de 2013
  4. Bruna 12 de junho de 2013
  5. regiane 8 de novembro de 2013
    • Sandra Coelho 8 de novembro de 2013
  6. spock 24 de novembro de 2013

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.