5 erros que as pessoas cometem na hora de cuidar de um cão

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Todo mundo sabe que o cão é o melhor amigo do homem. E, para muita gente, um cachorro é tratado como se fosse uma pessoa da família. Mas essa relação precisa ter certos limites.

Quer ter um cão doce e obediente em cada? Clique e conheça o meu método de adestramento!

Por amor ao cachorro, muita gente erra na hora de educá-lo. E esses erros podem acabar atrapalhando até mesmo o desenvolvimento do animal. Veja os principais:

1 – Deixar o cão puxar a guia

Os cães são animais que tem noção de matilha e, por isso, também de liderança. Quando você deixa que ele puxe a guia, ele percebe que é o líder e não você. E começa a tomar conta. Aí ele não te obedece mais.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Por isso, nunca deixe que o cão te guie. Sempre que ele puxar a guia, dê uma puxada de leve (para não machucar o seu cão) e pare de andar. Nas primeiras vezes ele vai ser teimoso sim, mas, com o tempo ele vai perceber que é você quem manda.

2 – Começar o adestramento tarde

O cão adulto pode ser adestrado sim. Mas dá muito mais trabalho, pois se trata de um cão que já está cheio de manias e manhas.

Por isso, o ideal é adestrar o cão o mais cedo possível. A “melhor idade” para começar um adestramento é a partir dos seis meses de idade. O cão jovem sempre aprende as coisas mais rápido, o que torna todo o processo bem mais simples. Assim os comportamentos e associações positivas são aprendidos mais facilmente.

3 – Esfregar o focinho do cão no cocô e no xixi

Muita, mas muita gente tem essa mania e os adestramentos mais antigos também ensinavam isso, pois é um método que funcionava com cães mais arredios, de temperamento forte. Só que na grande maioria dos casos, é uma prática que não funciona.

Evite esse comportamento ensinando ao cão a fazer as suas necessidades no local correto.

4 – Dar ao cão a sua comida

É um cenário bem comum: você está comendo a sua comida e o cão fica te olhando, sem nem piscar, até você se comover e dividir o que está comendo com ele. O cão vai se acostumar com isso e toda vez que você comer, ele vai fazer isso.

Quando o cachorro fizer isso, corte. Dê uma bronca nele, para que ele perceba que está errado e pare de fazer isso. Diga com voz firme, para que o cachorro entenda que você não gostou deste comportamento.

5 – Não deixar o cachorro sozinho

Nos primeiros meses, é normal que o dono grude no cachorro e nunca o deixe sozinho, principalmente porque, quando ele fica sem você, ele chora e começa a morder tudo. E não é bem assim.

O ideal é sair e deixar o bichinho sozinho, mas com água, ração e uma roupa velha sua, que, como tem o seu cheiro, vai fazer com que o cão não se sinta sozinho e durma sem chorar.

Quer dicas profissionais para adestrar o seu cachorro? Então clique e conheça o meu método de adestramento!

 

 

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.