Cães ciumentos

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Muitos cães tem um tremendo ciúme dos seus donos: Não deixam que ninguém chegue perto, mesmo que seja outro cão da casa. E, se alguém tentar abraçar o dono, o cachorro vai inevitavelmente tentar separar, seja pulando no “invasor”, entrando no meio ou até mesmo mordendo, o que pode ser bastante perigoso. Esses são comportamentos típicos de cães ciumentos!

Quer saber como lidar com cães ciumentos e treiná-los para que aprendam a ser mais dóceis? Então clique e descubra!

Um dos grandes problemas é que o dono muitas vezes acha esse comportamento “bonitinho” e entende que essa é uma demonstração de carinho e afeto por parte do cachorro. E isso acaba reforçando esse comportamento do cão. E vai ficando cada vez pior.

Os cães ciumentos são aqueles que não aceitam ficar sem a atenção do dono. Se ele está no telefone, o cachorro late. Se ele conversa com alguém no portão de casa, ele rosna e fica tentando avançar nas visitas.

Onde o dono está, o cachorro vai atrás, porque entende que o dono é só dele. É um comportamento possessivo (sim, cães também têm isso). E, quando o cão não recebe a atenção que tanto procura, pode acabar se tornando agressivo.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Revertendo a situação – Como lidar com cães ciumentos

– Se o cão estiver em seu colo e rosnar ou latir quando alguém chegar perto, coloque-o imediatamente no chão. Isso faz com que o cachorro perceba que desagradou o dono e ele, com o tempo, vai deixando de fazer isso, já que a natureza canina é a de sempre agradar o seu dono.

– Nunca estimule o comportamento possessivo do cão. Mas, se ele apresentar algum ciúme, como tentar separar você de um amigo, por exemplo, simplesmente o ignore. Assim, ele percebe que o seu comportamento é errado e fica desestimulado a repeti-lo.

– À medida que o cachorro vá parando de ser ciumento, vá dando recompensas para que ele continue assim. Por exemplo: quando alguma visita chegar e ele não ficar pulando, nem rosnando para a pessoa, dê um biscoitinho ou algum petisco que ele goste. Bons comportamentos devem sempre ser recompensados!

Uma das vantagens de cortar esse comportamento de cães ciumentos é que, com o tempo, o cachorro tende a ficar mais tranquilo, já que entende que não precisa ser cuidar o tempo todo do seu dono nem de tudo o que acontece com ele.

Quer mais dicas para ensinar o seu cão a ser mais calmo e dócil? Então clique aqui e conheça as melhores dicas profissionais para treinar o seu amigão!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

2 Comments

  1. creche sunnyside 29 de dezembro de 2013
  2. Cãezinhos 15 de julho de 2014

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.