5 erros que as pessoas cometem na hora de cuidar de um cão

Todo mundo sabe que o cão é o melhor amigo do homem. E, para muita gente, um cachorro é tratado como se fosse uma pessoa da família. Mas essa relação precisa ter certos limites.

Quer ter um cão doce e obediente em cada? Clique e conheça o meu método de adestramento!

Por amor ao cachorro, muita gente erra na hora de educá-lo. E esses erros podem acabar atrapalhando até mesmo o desenvolvimento do animal. Veja os principais:

1 – Deixar o cão puxar a guia

Os cães são animais que tem noção de matilha e, por isso, também de liderança. Quando você deixa que ele puxe a guia, ele percebe que é o líder e não você. E começa a tomar conta. Aí ele não te obedece mais.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Por isso, nunca deixe que o cão te guie. Sempre que ele puxar a guia, dê uma puxada de leve (para não machucar o seu cão) e pare de andar. Nas primeiras vezes ele vai ser teimoso sim, mas, com o tempo ele vai perceber que é você quem manda.

2 – Começar o adestramento tarde

O cão adulto pode ser adestrado sim. Mas dá muito mais trabalho, pois se trata de um cão que já está cheio de manias e manhas.

Por isso, o ideal é adestrar o cão o mais cedo possível. A “melhor idade” para começar um adestramento é a partir dos seis meses de idade. O cão jovem sempre aprende as coisas mais rápido, o que torna todo o processo bem mais simples. Assim os comportamentos e associações positivas são aprendidos mais facilmente.

3 – Esfregar o focinho do cão no cocô e no xixi

Muita, mas muita gente tem essa mania e os adestramentos mais antigos também ensinavam isso, pois é um método que funcionava com cães mais arredios, de temperamento forte. Só que na grande maioria dos casos, é uma prática que não funciona.

Evite esse comportamento ensinando ao cão a fazer as suas necessidades no local correto.

4 – Dar ao cão a sua comida

É um cenário bem comum: você está comendo a sua comida e o cão fica te olhando, sem nem piscar, até você se comover e dividir o que está comendo com ele. O cão vai se acostumar com isso e toda vez que você comer, ele vai fazer isso.

Quando o cachorro fizer isso, corte. Dê uma bronca nele, para que ele perceba que está errado e pare de fazer isso. Diga com voz firme, para que o cachorro entenda que você não gostou deste comportamento.

5 – Não deixar o cachorro sozinho

Nos primeiros meses, é normal que o dono grude no cachorro e nunca o deixe sozinho, principalmente porque, quando ele fica sem você, ele chora e começa a morder tudo. E não é bem assim.

O ideal é sair e deixar o bichinho sozinho, mas com água, ração e uma roupa velha sua, que, como tem o seu cheiro, vai fazer com que o cão não se sinta sozinho e durma sem chorar.

Quer dicas profissionais para adestrar o seu cachorro? Então clique e conheça o meu método de adestramento!

 

 

Deixe um Comentário