Como socializar um cão e um gato em casa

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Muitas vezes a pessoa já tem um gato em casa e ganha ou compra um cão (ou vice-versa) e fica sem saber como fazer os dois bichinhos se entenderem.

Você quer ensinar o seu cão a ser comportado e conviver bem com outros animais? Clique e conheça todos os segredos!

Socializar um cão e um gato pode não ser fácil no começo, mas é plenamente possível. A convivência dos dois não precisa ser complicada, até porque, em muitos casos, cães e gatos podem se tornar até amigos.

Para quem tem um cão e quer um gato

Se você tem um cão adulto e ele tem uma personalidade mais tranquila, provavelmente ele vai lidar bem com a chegada do gato. Mas é preciso ter alguns cuidados em todos os casos, para que o seu cão não veja o gato como uma presa em potencial:

– Tente apresentar o gato quando o cão estiver cansado de brincar ou de se exercitar. Quanto mais cansado o seu amigão estiver, melhor, pois ele sai da defensiva e as chances de atacar o gato diminuem.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

– Coloque o gato dentro de uma caixa e aproxime-a do cão, para que ele cheire o gato e se acostume com ele, com bastante calma, para o cão se habituar e não enxergar o felino como uma ameaça.

– Bem aos poucos, deixe o cachorro ir se aproximando do gato, mas sem tirá-lo da guia, até que você tenha certeza de que ele não vai atacar o gato. E, sempre que o cão fizer algo certo e tratar bem o gato, dê um petisco a ele.

– Ao perceber que o cão e o gato estão se acostumando um com o outro, tire a guia do cão, mas continue de olho. Com o tempo, você vai conseguir deixar os dois sozinhos sem ter nenhuma preocupação. É só ter um pouco de paciência.

Para quem já tem um gato e quer um cão

Normalmente, os gatos levam cerca de 3 semanas para conseguir se adaptar a um outro membro da casa, seja cão, outro gato e até mesmo com outro ser humano.

Veja as dicas para esse caso:

– Não adianta forçar. O gato pode ficar bem ríspido no começo. Por isso, o ideal é deixá-lo bem à vontade e deixar que ele se adapte a presença do cão com o passar do tempo.

– Tente aproximar o gato do cão com calma toda vez que ele estiver mais a vontade. Dê algum agrado ao gato para incentivar esse comportamento!

Fique de olhos abertos caso o cão seja um filhote. Uma brincadeira mais agitada pode machucar a ambos. Por isso, não deixe gato e cão sozinhos até a completa adaptação por parte de ambos.

Seu cachorro é muito levado e impossível de lidar? Já pensou em adestrá-lo? Então clique e saiba como fazer isso gastando pouco!

 

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.