Cachorro comendo o próprio cocô. O que fazer?

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

É uma mania muito estranha que alguns cães têm, e que deixam os donos sem saber o que fazer. Imagina isso na frente das visitas?

Quer corrigir os maus comportamentos do seu cão? Então clique e aprenda o método certo no meu vídeo.

O hábito de alguns cães de comer o próprio cocô ou até mesmo o de outros cães se chama coprofagia. E isso é mais comum do que se imagina. Quando os cãezinhos nascem, a mãe fica lambendo os filhotes justamente para estimular o sistema excretor (fezes e urina). E, como elas não podem deixar o ninho sujo, elas limpam o ambiente lambendo as excreções dos filhotes.

Importante: Mas é importante deixar claro que o hábito de alguns cães de comer cocô pode ser também alguma doença. Por isso é bom levar o cão ao veterinário para descartar problemas com vermes ou de origem metabólica. Se essas causas forem descartadas pelo profissional, com certeza esse é realmente um problema de comportamento.

Causas para a coprofagia (hábito de comer cocô dos cães)

1 – Pouco espaço

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Seu cão pode estar com essa mania porque o espaço que ele tem para brincar e o de fazer as necessidades é o mesmo. Por isso, o ideal é separar um lugar que seja o “banheiro” dele.

Agora, se não tem como separar um local para isso, deixe o local onde o cão fica sempre limpo, para cortar esse hábito.

2 – Não chame a atenção do cachorro enquanto ele estiver fazendo cocô

Isso passa a impressão totalmente errada! Quando o cãozinho está fazendo cocô e você xinga, ele entende que fazer cocô é algo errado e desagrada o dono (lembre-se, tudo que o cachorro faz é para agradar o dono ou chamar a atenção dele) e, por isso, “limpam” o lugar.

Por isso, não fale nada enquanto o cachorro estiver fazendo cocô. É uma necessidade dele. Mas elogie quando ele estiver fazendo cocô no lugar correto.

3 – Não limpe o cocô na frente do seu cão

A maioria dos cães consegue aprender comportamentos observando os humanos e os outros cachorros. Por isso, ao ficar vendo você limpar o cocô, ele pode querer fazer o mesmo.

E como você acha que ele vai se livrar do cocô que fez? Comendo. Por isso, nunca faça a limpeza na frente dele.

4 – Ele sabe que vai ter atenção

Quando o dono fica muito tempo longe do cachorro e ele chega em casa, o cão faz a maior festa.

E, nessas horas, comer o cocô na frente do dono é a garantia de mais alguns minutos de atenção para ele, mesmo que seja através de um sermão do dono.

Outro problema também é a ansiedade do cão que passa muito tempo sozinho. Já que ele não faz nada, só fica preso e fica entediado, pode acabar desenvolvendo a coprofagia. Nesse caso, arrumar um outro cãozinho para fazer companhia pode ajudar bastante!

Quer aproveitar que já está aqui e aprender também a adestrar o seu cão? Então clique e aprenda o método do reforço positivo e ensine várias coisas a seu amigo de quatro patas!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.