É uma mania muito estranha que alguns cães têm, e que deixam os donos sem saber o que fazer. Imagina isso na frente das visitas?
Quer corrigir os maus comportamentos do seu cão? Então clique e aprenda o método certo no meu vídeo.
O hábito de alguns cães de comer o próprio cocô ou até mesmo o de outros cães se chama coprofagia. E isso é mais comum do que se imagina. Quando os cãezinhos nascem, a mãe fica lambendo os filhotes justamente para estimular o sistema excretor (fezes e urina). E, como elas não podem deixar o ninho sujo, elas limpam o ambiente lambendo as excreções dos filhotes.
Importante: Mas é importante deixar claro que o hábito de alguns cães de comer cocô pode ser também alguma doença. Por isso é bom levar o cão ao veterinário para descartar problemas com vermes ou de origem metabólica. Se essas causas forem descartadas pelo profissional, com certeza esse é realmente um problema de comportamento.
Causas para a coprofagia (hábito de comer cocô dos cães)
1 – Pouco espaço
Seu cão pode estar com essa mania porque o espaço que ele tem para brincar e o de fazer as necessidades é o mesmo. Por isso, o ideal é separar um lugar que seja o “banheiro” dele.
Agora, se não tem como separar um local para isso, deixe o local onde o cão fica sempre limpo, para cortar esse hábito.
2 – Não chame a atenção do cachorro enquanto ele estiver fazendo cocô
Isso passa a impressão totalmente errada! Quando o cãozinho está fazendo cocô e você xinga, ele entende que fazer cocô é algo errado e desagrada o dono (lembre-se, tudo que o cachorro faz é para agradar o dono ou chamar a atenção dele) e, por isso, “limpam” o lugar.
Por isso, não fale nada enquanto o cachorro estiver fazendo cocô. É uma necessidade dele. Mas elogie quando ele estiver fazendo cocô no lugar correto.
3 – Não limpe o cocô na frente do seu cão
A maioria dos cães consegue aprender comportamentos observando os humanos e os outros cachorros. Por isso, ao ficar vendo você limpar o cocô, ele pode querer fazer o mesmo.
E como você acha que ele vai se livrar do cocô que fez? Comendo. Por isso, nunca faça a limpeza na frente dele.
4 – Ele sabe que vai ter atenção
Quando o dono fica muito tempo longe do cachorro e ele chega em casa, o cão faz a maior festa.
E, nessas horas, comer o cocô na frente do dono é a garantia de mais alguns minutos de atenção para ele, mesmo que seja através de um sermão do dono.
Outro problema também é a ansiedade do cão que passa muito tempo sozinho. Já que ele não faz nada, só fica preso e fica entediado, pode acabar desenvolvendo a coprofagia. Nesse caso, arrumar um outro cãozinho para fazer companhia pode ajudar bastante!
Quer aproveitar que já está aqui e aprender também a adestrar o seu cão? Então clique e aprenda o método do reforço positivo e ensine várias coisas a seu amigo de quatro patas!