Como fazer o seu cachorro parar de destruir as coisas

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

O assunto do artigo de hoje é uma das maiores reclamações de donos acerca dos seus filhotes: destruir móveis e objetos da casa.

Está cansado de ver seus móveis destruídos e seus sapatos mordidos pelo filhote? Clique e saiba como mudar isso.

Bom, o primeiro passo é entender o porquê de os cachorros morderem as coisas: aliviar um desconforto (como o nascimento dos dentinhos do filhote) ou para acabar com a ansiedade.

É importante também entender o processo. Ou seja, quando o filhote nasce, ele não tem muita noção do que acontece ao seu redor. A única coisa que consegue incomodá-lo é a fome e, depois de algum tempo, ele mama na mãe e se sacia. Ou seja, desde o inicio de sua vida, o cãozinho percebe que pode usar a boca como uma válvula de escape.

Então, quando a família humana substitui a mãe do cão, precisamos ensinar a ele novas regras e mostrar o que é certo e o que é errado. É nessa etapa que o cachorro precisa entender que a válvula de escape não será aceita na nova casa.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

E, para complicar as coisas, os dentes do cachorro começam a nascer e o instinto de morder acaba se intensificando para aliviar a dor.

Então, o que eu faço para evitar que o meu cachorro pare de destruir as coisas em casa?

1 – A prevenção ainda é a melhor ação. Por isso, deixe os objetos pequenos e as tomadas dos equipamentos de casa fora do alcance do filhote. Isso é importante, pois, se ele não cria o hábito de morder, tudo fica mais fácil.

2 – Proteja as quinas de móveis e mesas dos dentinhos recém-nascidos do filhote. Para isso, passe nesses locais repelentes, pois eles têm um gosto amargo e evitam que o filhote morda as coisas, devido ao seu gosto ruim. Esse spray repelente pode ser encontrado em pet shops. Passe-o diariamente nas quinas para evitar que ele morda seus móveis.

3 – Para que seu cãozinho possa morder algo e aliviar a dor, é recomendado que você deixe sempre um ossinho ou um brinquedo para que ele possa morder. Como os móveis vão estar com um gosto ruim, o filhote irá sempre preferir o brinquedo/ossinho.

4 – Se você pegar o seu cachorro mordendo um móvel ou algum objeto, chame a atenção dele na hora, dizendo NÃO de uma forma firme. Mesmo assim, se ele insistir em morder, continue falando com ele de forma firme, mas sem gritar.

5 – Assim que seu filhote estiver maiorzinho, leve ele para passear na rua. Tente fazer isso diariamente. Isso vai fazer com que o cachorro gaste energia e que a ansiedade não se acumule, fazendo com que ele fique mais calmo e pare de morder as coisas.

6 – Uma dica interessante é ter dois brinquedos para o cão brincar e morder. Um deles deve ficar sempre à disposição do filhote, enquanto o outro deve ficar na geladeira. O brinquedo gelado é ótimo para aliviar o desconforto na gengiva causado pelo nascimento dos dentes.

Gostou das dicas? Quer aprender mais? Então clique e conheça o meu método de adestramento agora mesmo!

 

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Deixe um Comentário