Você incentiva o seu cão a latir?

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Cerca de 30% dos problemas mais comuns relacionados ao mau comportamento de cães diz respeito aos latidos excessivos. Para os donos, o problema não é o latido do cão em si, mas sim os cachorros que simplesmente não param de latir, o tempo todo, por qualquer motivo.

Quer ter um cão dócil e obediente dentro de casa? Então conheça o meu método de adestramento aqui.

Na maioria das vezes, o cão começa a latir sem parar e o dono interfere, grita, briga com o cachorro, só que, com isso, ele percebe que consegue chamar a sua atenção, o que ao invés de parar, reforça esse comportamento do cachorro. Algumas raças de cães tem maior predisposição aos latidos mais fortes e intensos, mas, na maioria dos casos, esse tipo de comportamento do cão está ligado ao comportamento do seu próprio dono.

Por que o cão late?

Já abordei esse tema em um outro artigo, mas é interessante reforçar sobre o assunto. Um cão pode latir por vários motivos, já que essa é a forma que ele tem para se comunicar. Os mais comuns são:

– O cão está ansioso ou se sente sozinho (especialmente quando o dono sai de casa e ele não para de latir).

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

– O cachorro está tentando dar um alerta, pois percebeu que há algo de errado (como alguém pulando o muro de sua casa, por exemplo).

– Ele viu outro cão e está tentando interagir com ele.

– O cão quer chamar a atenção do seu dono.

– O cachorro se assustou com alguma coisa.

– O filhote está longe de sua mãe e late porque sente a falta dela.

Como você incentiva o seu cão a latir sem nem perceber o que está fazendo

Cães que ficam o dia inteiro presos perto do portão da casa, muitas vezes desenvolvem o problema de latidos excessivos. Quando não corrigido a tempo, o latido do cão tende a aumentar e ficar cada vez mais intenso e a incomodar donos e vizinhos, especialmente durante a noite. Então, se o seu cão fica sempre na frente de um portão, experimente mudá-lo de lugar, para que ele ouça menos os ruídos que vem da rua e vá latindo menos.

Algo que muitos donos fazem sem saber que estão errando é gritar com o cão quando ele está latindo. Para ele, quando você chama a atenção, isso quer dizer que você aprova o comportamento dele. Para o cão, é como se você estivesse “latindo” junto com ele.

Por isso, evite reforçar esse comportamento do seu cão, para que esse problema não aumente de forma gradativa e passe a incomodar a todos.

Se você gostou da matéria e quer também adestrar o seu cachorro, vai gostar mais ainda desse vídeo que fiz, onde falo sobre o meu método de adestramento. Clique e assista agora mesmo!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

2 Comments

  1. ronildo 1 de novembro de 2014
    • Sandra Coelho 6 de novembro de 2014

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.