Posso alimentar o cão com comida de casa?

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Essa é uma prática muito, mais muito comum. Muitos donos, por acharem que o animal não gosta mais da ração normal ou por não terem dinheiro para comprar a ideal, preferem alimentar o cão com comida de casa.

Quer mais dicas de alimentação saudável para o seu cão e de adestramento? Então clique aqui e veja.

Primeiramente, é muito importante saber que nem tudo que faz bem para os humanos também faz bem para os cães. O aparelho digestivo do animal pode não estar preparado para digerir corretamente determinados alimentos. Por isso, alimentar o cão com comida de casa pode não ser lá uma boa ideia…

Outra coisa é uma questão de proporção: Uma pessoa, que pesa de 60 a 70Kg, dando a mesma quantidade de comida que costuma consumir para um cão, que normalmente pesa de 2 a 3Kg.

O ideal é cuidar das quantidades de comida que você dá ao seu cão, já que ele não precisa da mesma proporção de comida que uma pessoa consome. O excesso pode acabar fazendo muito mal ao seu amigo.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Lista de comidas de casa que jamais devem ser dadas ao cão:

Bolos e biscoitos – São os campeões, principalmente porque as crianças adoram dividir o seu biscoito com o cachorro. Mas isso pode ser muito perigoso, principalmente porque essas guloseimas costumam possuir uma substância chamada xilitol, que substitui o açúcar e pode causar envenenamento progressivo no cãozinho, com o passar do tempo.

Chocolates – Que eles são deliciosos, até os cães concordam, mas, para eles, o chocolate não faz nada bem, porque possui uma proteína chamada teobromina, que pode provocar vômitos no seu cão. Portanto, evite, mesmo em pequenas quantidades!

Alho e temperos – Jamais dê alimentos temperados, especialmente com alho, para o seu cãozinho. Apesar de ser saudável para nós, é extremamente prejudicial para o animal, já que o alho e os temperos contêm substâncias que destroem as células vermelhas do sangue dos cães, o que pode gerar uma anemia e, em casos mais avançados, problemas nos rins do animal.

Bebidas alcoólicas – É inacreditável, mas existem pessoas que dão BEBIDA ALCOÓLICA ao seu cão. Além de ser um absurdo, o álcool também é muito prejudicial à saúde do cão, já que ele diminui muito as atividades cerebrais do animal, de forma mais acentuada do que em humanos.

Passas e uvas – Evite ao máximo dar esse tipo de alimentos ao seu cão, pois eles podem causar falência nos rins do seu amigão!

Tente sempre acostumar o seu cão a comer a ração indicada para a sua idade e tamanho. Alimentar o cão com comida de casa de vez em quando realmente não faz mal, mas pode gerar sérias consequências para seu amigo, caso você exagere na dose.

Quer saber quais outros alimentos devem ser evitados para garantir a saúde do seu cão? Então clique aqui e saiba agora!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

One Response

  1. spock 24 de novembro de 2013

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.