Curiosidades sobre os cães

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Você sabia que existem várias curiosidades sobre os cães muito interessantes? Se ainda não sabe, precisa ler esse artigo agora mesmo!

Quer aprender a adestrar o seu amigo de 4 patas com dicas de profissionais? Sem gastar muito dinheiro? Então clique e conheça todos essas dicas!

– Quando os cães acordam, ficam farejando a casa porque querem saber se alguma coisa aconteceu enquanto eles dormiam. E, dependendo da raça do animal, o cão pode ter de 200 a 300 milhões de receptores olfativos nas narinas, enquanto nós humanos contamos com apenas 5 milhões. Alguns cheiros que são imperceptíveis para nós, como o odor da pele deixado por uma presa é um rastro importante para um cão, que consegue seguir o cheiro sem dificuldades.

– A mania de cheirar o sapato de uma pessoa desconhecida é a forma que o cão tem de conseguir informações sobre aquela pessoa. Por exemplo: o cão consegue saber por onde a pessoa andou, graças ao cheiro dela e também saber se ela teve contato com outros animais e até mesmo saber se ela está ansiosa ou com medo (já reparou como fica um cão raivoso perto de você? Ele consegue sentir o seu medo).

– Para os cães, o tempo também é cheiro. Sim, o cheiro para o cão é como um relógio. Para ele, um odor mais fraco, é como o passado: algo que aconteceu há muito tempo. Já um acontecimento novo tem um cheiro forte. É por isso que dizem que os cães conseguem “prever” a chuva. Isso acontece graças a essa capacidade olfativa aguçada.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

– Aquele costume que os veterinários, donos e pet shops têm de lavar os cachorros com shampoos muito cheirosos é péssimo para os cães. Como o cheiro é forte, é como se ele apagasse temporariamente a memória olfativa deles, já que fica difícil distinguir um cheiro do outro, por causa do produto de cheiro forte.

– Os cães conseguem perceber as cores variando entre o amarelo, o verde e o azul. Porém, com menos variações entre as cores do que as que o olho humano consegue perceber. Por causa dessa falta de receptores de cor, muitos cães sentem dificuldades em enxergar objetos que estão próximos a eles. Mas, a visão periférica deles compensa, chegando a até 270° em algumas raças (enquanto a humana é de apenas 180°).

– A audição dos cães é muito mais sensível e potente do que a humana. Um ambiente que para nós é silencioso e tranquilo, como o quarto durante a madrugada, é cheio de ruídos para os cães, que conseguem capturar sons muito baixos, como o movimento de ratos e até mesmo o som do relógio que fica no seu quarto. É por isso que eles conseguem encontrar a origem de um som em uma velocidade muito superior a de um ser humano.

Gostou das curiosidades caninas? Então provavelmente vai gostar ainda mais do vídeo onde eu falo sobre o meu método de adestramento baseado no reforço positivo. Clique e conheça agora mesmo!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

4 Comments

  1. Valdete Teixeira 22 de janeiro de 2014
  2. Valdete Teixeira 22 de janeiro de 2014
  3. Valdete Teixeira 22 de janeiro de 2014
  4. Sandra Coelho 22 de janeiro de 2014

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.