Como treinar cães-guia para pessoas cegas

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Que o cão é conhecido por ser o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. Mas, além da companhia e do carinho que os cães oferecem, muitos deles podem ter uma presença ainda mais importante para pessoas com deficiência visual. Por isso, veja nesse artigo como treinar cães-guia para pessoas cegas.

Os cães-guia são como doutores da alegria para pessoas cegas. Eles oferecem companhia, afeto e ajudam as pessoas cegas a se locomover de uma forma mais segura e independente, muitas vezes a ponto de serem uma extensão de seu próprio dono e se tornarem indispensáveis. As melhores raças para adestramento como cães-guia são o Labrador, o Pastor Alemão ou o Golden Retriever.

O cão-guia deve ser muito bem treinado e socializado. Isso porque ele precisa saber se comportar em diversos ambientes, especialmente na rua, para guiar corretamente. Além disso, ele precisa também entender e obedecer a todos os comandos de seu dono. Assim, o deficiente visual pode pedir ao cão para apanhar objetos como chaves, telefones e até medicamentos. Isso porque um cão bem treinado pode assimilar aproximadamente 200 nomes de objetos que deve levar a seu dono, quando solicitado.

Adestramento de cães-guia

O adestramento de um cão-guia deve começar com o animal ainda filhote – com cerca de três a cinco meses de idade – e o treinamento leva, no mínimo, um ano. Além disso, é necessária a assistência de um treinador profissional.

Durante o adestramento, é preciso também que o cão use um boné ou faixas, para que todo mundo saiba que ele ainda está na fase de treinamento e não pode ser distraído. Isso é necessário porque o animal precisa do máximo de concentração possível para aprender tudo o que é necessário para se tornar um cão-guia eficiente. Por isso, durante o treinamento, não é indicado ficar brincando com o cão, pois ele está em serviço!

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Como se tornar um treinador de cães-guia

Qualquer pessoa, desde que esteja em boas condições de saúde, tenha força física, goste de cães, tenha paciência, mas que saiba se comunicar e comandar, pode perfeitamente adestrar cães-guia.

Disciplina é o item primordial. Isso porque muitos cães são hiperativos e precisam, antes de tudo, aprender a se socializar e a se comportar nos mais diversos ambientes.

Esses cães necessitam de um treinamento todo especial para serem realmente úteis e guiar os deficientes visuais, que, com eles, podem ter o máximo de independência possível. Quer aprender como fazer isso? Então, descubra os segredos dos adestradores mais experientes para adestrar o seu cachorro!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

One Response

  1. Marta 24 de setembro de 2014

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.