Como treinar cães-guia para pessoas cegas

Que o cão é conhecido por ser o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. Mas, além da companhia e do carinho que os cães oferecem, muitos deles podem ter uma presença ainda mais importante para pessoas com deficiência visual. Por isso, veja nesse artigo como treinar cães-guia para pessoas cegas.

Os cães-guia são como doutores da alegria para pessoas cegas. Eles oferecem companhia, afeto e ajudam as pessoas cegas a se locomover de uma forma mais segura e independente, muitas vezes a ponto de serem uma extensão de seu próprio dono e se tornarem indispensáveis. As melhores raças para adestramento como cães-guia são o Labrador, o Pastor Alemão ou o Golden Retriever.

O cão-guia deve ser muito bem treinado e socializado. Isso porque ele precisa saber se comportar em diversos ambientes, especialmente na rua, para guiar corretamente. Além disso, ele precisa também entender e obedecer a todos os comandos de seu dono. Assim, o deficiente visual pode pedir ao cão para apanhar objetos como chaves, telefones e até medicamentos. Isso porque um cão bem treinado pode assimilar aproximadamente 200 nomes de objetos que deve levar a seu dono, quando solicitado.

Adestramento de cães-guia

O adestramento de um cão-guia deve começar com o animal ainda filhote – com cerca de três a cinco meses de idade – e o treinamento leva, no mínimo, um ano. Além disso, é necessária a assistência de um treinador profissional.

Durante o adestramento, é preciso também que o cão use um boné ou faixas, para que todo mundo saiba que ele ainda está na fase de treinamento e não pode ser distraído. Isso é necessário porque o animal precisa do máximo de concentração possível para aprender tudo o que é necessário para se tornar um cão-guia eficiente. Por isso, durante o treinamento, não é indicado ficar brincando com o cão, pois ele está em serviço!

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Como se tornar um treinador de cães-guia

Qualquer pessoa, desde que esteja em boas condições de saúde, tenha força física, goste de cães, tenha paciência, mas que saiba se comunicar e comandar, pode perfeitamente adestrar cães-guia.

Disciplina é o item primordial. Isso porque muitos cães são hiperativos e precisam, antes de tudo, aprender a se socializar e a se comportar nos mais diversos ambientes.

Esses cães necessitam de um treinamento todo especial para serem realmente úteis e guiar os deficientes visuais, que, com eles, podem ter o máximo de independência possível. Quer aprender como fazer isso? Então, descubra os segredos dos adestradores mais experientes para adestrar o seu cachorro!

One Response

  1. Marta 24 de setembro de 2014

Deixe um Comentário