Como escolher um filhote

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Bom, em um belo dia, você resolve comprar um cãozinho. Seja para fazer companhia, por causa das crianças ou para ter um cão guia, chega aquele momento de escolher um filhote. E, ao contrário do que muita gente pensa, essa escolha deve ser feita com calma e alguns critérios. Para lhe ajudar nessa tarefa, vamos mostrar nesse artigo como escolher um filhote.

Geralmente, quando vamos comprar ou adotar um cão, costumamos escolher pela aparência. E escolhemos sempre os mais fofos ou os mais bonitos. Todos eles acabam nos cativando com a sua doçura. E isso está errado. Ao escolher um filhote, devemos também ser racionais levar em conta as seguintes questões:

Como escolher um filhote?

– Se for para fazer companhia, o ideal é escolher um filhote mais doce, mais calmo e pequeno. Mas, se você gosta de passear por aí ou quer ter um cão guia, aí o ideal são cachorros que cresçam mais e que possuam mais energia.

– Se for um cão para proteção da casa ou de uma propriedade, o ideal é escolher animais já adultos e, de preferência, adestrados.

– Cuidado com filhotes quietos demais ou que machucam os outros da ninhada. Eles tendem a ser mais agressivos, quando adultos.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

– Pense no espaço que tem em casa. Se você mora em um lugar pequeno, escolha um filhote de uma raça que não cresça muito, para não ter problemas depois.

– Ao comprar ou adotar um filhote, pergunte ao responsável se ele foi vacinado e vermifugado. Peça um comprovante para garantir.

Como o sexo influencia na hora de escolher um filhote

Uma vez definido o objetivo de ter um cão, surge outra duvida: escolher macho ou fêmea? Quando são filhotes, todos são fofos, mas cada sexo tem as suas particularidades:

Macho: Geralmente são maiores, mais independentes e dominantes, principalmente quando estão em um lugar que consideram como seu território. Tem a vantagem de não entrar no cio e sangrar, mas, por outro lado, fazem xixi por todo o canto, para marcar o seu território.

Fêmea: Costumam ser menores e mais submissas ao seu dono. Elas tendem a se apegar mais as pessoas com quem convivem do que os machos. Porém, costumam entrar no cio 2x no ano, perdendo sangue e atraindo mais machos que o normal.

Você já comprou o seu filhote? Quer adestrá-lo? Então conheça os métodos dos melhores adestradores aqui e veja como você mesmo pode treinar seu cão!

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.