As doenças mais comuns em cães

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

Quem realmente ama o seu pet sabe que a preocupação quanto à saúde deles é sempre grande. Quando nosso cachorrinho adoece, eles são tratados assim como nós, rotinas de médicos, exames, remédios, e todo cuidado é pouco.

Muitos cachorros porém, apresentam algumas doenças que podem aparecer durante toda a vida. Desde filhotes, até a fase adulta, e até estarem mais velhos, é preciso ficar atento aos sinais que seu cachorro dá, e principalmente manter todas as suas vacinas em dia.

Algo que algumas pessoas deixam passar é em relação a alimentação, onde a mais recomendada é a com base na ração própria para cachorros, evitando que seu bichinho passe a se acostumar com a pesada comida da qual nos alimentamos. Um cão com uma boa saúde é provavelmente aquele que se alimenta controladamente e da ração mais indicada a ele.

É importante lembrar também que fatores como raça e idade normalmente estão relacionados com algumas doenças que seu melhor amigo pode vir a desenvolver, sendo assim, é sempre bom apostar em um acompanhamento médico quando você começar a notar algum comportamento diferente de seu cão.

Aposte sempre na prevenção das doenças deixando a vacinação de seu pet em dia, assim como questões de vermifugação. Em questão de saúde, qualquer bichinho de estimação deve receber os mesmos cuidados que seres humanos, e da mesma maneira, quanto mais cedo você conseguir detectar alguma doença em seu cão, maiores as chances de sucesso em um tratamento. Por isso que ter um plano de saúde para cachorro pode ser interessante para você.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

Dito isso, vamos conhecer um pouco sobre as doenças mais comuns que afetam os cães, e seus sintomas.

Raiva

Uma das doenças que afeta os cães mais conhecidas é a raiva. Temida por sua frequência em cães, e pelo fato de que pode ser transmitida a humanos, a raiva é uma doença infectocontagiosa que pode ser fatal.

A raiva é provocada por um vírus e ataca principalmente os tecidos do sistema nervoso. Se infectado com essa doença, seu cachorro pode começar a apresentar sinais como espasmos musculares intensos e alteração em seu comportamento (daí o nome da doença, raiva).

Esse vírus consegue infectar seu cão através de lambidas, mordidas ou arranhões, estando muito presente na saliva. A boa notícia é que a raiva está erradicada em vários países, inclusive no Brasil, mas como sempre, fique atento, todo cuidado é pouco.

Tosse dos canis

A traqueobronquite infecciosa canina é conhecida pelo nome “tosse dos canis” uma vez que é de fácil propagação em locais onde muitos cães estão sendo mantidos juntos.

Os sintomas relacionados a essa doença respiratória são a febre, falta de apetite, vômitos, e é claro, a tosse muito seca. A taxa de mortalidade da doença não é muito alta, e costuma ser maior em cães de mais idade.

Porém, é bom tentar evitar que o seu cachorro enfrente mudanças de temperatura muito bruscas, e principalmente o contato com outros cães contaminados. Se você costuma deixar seu animalzinho em canis, ou locais para recreação, sempre dê uma olhada na higiene do local e na situação em que os outros cachorros se encontram.

Caso seu cachorro seja infectado com essa doença procure um veterinário que irá lhe indicar um tratamento adequado a base de antibióticos.

Otite

Inflamação do ouvido que afeta os cachorros assim como afeta os humanos, os sintomas caninos relacionados a otite podem ser percebidos se o seu cachorro tem balançado muito a cabeça e coçado a orelha frequentemente.

Na prevenção, o interessante é evitar o contato com outros cães que estejam com a doença, manter os ouvidos do seu cachorro limpos e protege-los da água durante o banho.

Nas consultas comuns de se pet ao veterinários, eles costumam sempre checar os ouvidos dos cachorros. Sendo assim, esse é mais um motivo para visitar um veterinário de tempos em tempos.

Parvovirose

Doença viral, a parvovirose é recente e tem uma alta taxa de mortalidade entre filhotes e cães jovens. Essa alta taxa de mortalidade acontece principalmente por essa doença agir rapidamente na forma de uma gastroenterite hemorrágica e de uma miocardite aguda.

Quando algum animal está contaminado com essa doença, o melhor a se fazer é leva-lo rapidamente ao veterinário tomando todo o cuidado para que ele não entre em contato com outros animais, uma vez que o risco de contágio é bem grande pela grande resistência desse vírus ao meio ambiente. Sendo assim, mantenha o local onde o cachorro está sempre limpo e desinfetado.

Esse contágio pode ocorrer de forma direta e indireta, principalmente através das fezes. O vírus entra pela via oral ou nasal e a gravidade da doença dependerá da saúde e imunidade do cão, levando em conta também sua nutrição.

Leishmaniose 

Causada por um protozoário, é um doença que pode ser fatal. Você pode estar familiarizado com este nome uma vez que essa doença pode atingir todos os mamíferos, inclusive o homem, através de uma picada de mosquito.

Quando o caso ocorre com os cães, a primeira diferença a ser notada é em relação a pele, após esse estágio os órgãos internos começam a ser afetados, e é possível perceber sintomas como vômitos, perda de apetite, diarreia, feridas, sede e xixi em demasia, hemorragias nasais e emagrecimento.

Essa doença não tem cura, e seu tratamento se resume a controlar a doença fazendo o que for necessário pela qualidade de vida do bichinho, evitando recaídas. 

Insuficiência Renal

Doença caracterizada pelo mau funcionamento dos rins. Os sintomas relacionados são vômitos, diarreia, muita sede, grandes quantidades de xixi (de aspecto muito claro), perda de apetite, e perda de peso.

Obesidade

Doença que tem atingido uma grande quantidade de cães recentemente, é causada pela má alimentação. Repare no estado físico de seu cão, ele está fora de forma? Não consegue mais brincar, correr e não tem disposição para andar? Se a resposta foi sim para essas perguntas é hora de procurar um veterinário e colocar seu cãozinho em um dieta equilibrada para que ele volte a ser saudável.

Esgana 

Doença causada por vírus, possui uma taxa de mortalidade elevada e o único modo de evita-la é a prevenção através da vacinação. Como principais sintomas temos primeiramente a febre e depois demasiados sintomas causados por bactérias oportunistas secundárias que se aproveitam da perda de imunidade do cão. Esses sintomas podem variar entre perda de apetite, pneumonia e diarreia.

A doença em si prejudica principalmente os pulmões, intestino e sistema nervoso, onde muitos bichinhos ainda passam a sofrer convulsões, paralisias e ataques epiléticos. Por ser um vírus não existe nenhum tratamento à base de remédios que cure o animal, sendo o único método apenas a prevenção.

Hepatite viral canina

Se o seu cão estiver apático, com diarreias, febre, vômitos e com alguma alteração na cor dos olhos, ele provavelmente está com hepatite.

Essa doença ataca principalmente o fígado e os rins, e o risco de mortalidade não é elevado, porém, é muito importante procurar um veterinário.

Leptospirose

Também conhecida pelos humanos, a Leptospirose é uma doença bacteriana transmitida através da urina. A transmissão pode ocorrer através da urina infectada presente na comida ou bebida do cão, ou até mesmo através de feridas abertas.

Os sintomas principais são letargia, febre, perda de apetite, e mais tarde podem surgir vômito, diarreia e úlceras na boca.

O tratamento da doença é de extrema importância uma vez que a leptospirose pode ser transmitida aos humanos.

Coronavírus

Doença viral, essa doença é bastante contagiosa. É bom estar atento aos sintomas de vômito e diarreia e perceber se há a presença de sangue, se houver, é um forte sinal de que seu cão está com o coronavírus.

A transmissão acontece principalmente através do contato do cão com fezes e demais excreções de animais infectados.

Dermatofitose 

Doença que prejudica principalmente a pele do animal, é provocada por fungos e seu principal sintoma são as lesões pelo corpo do cachorro.

Aqui a questão se coloca em torno principalmente da prevenção, onde a secagem do pelo pós banho e a boa alimentação são essenciais.

Cinomose

Mais uma doença viral muito contagiosa para os cães. O principal perigo aqui é em relação as bactérias que mais uma vez costumam se aproveitar da saúde debilitada do bichinho.

Os sintomas costumam ser bronquite, pneumonia, febre, problemas gástricos, e alterações no sistema nervoso. As bactérias oportunistas são uma grande preocupação, uma vez que se a saúde do cão estiver debilitada, a doença pode ser fatal.

Dirofilariose

Doença muito perigosa, a dirofilariose acontece quando um parasita passa a residir no coração do cão, produzindo larvas menores que são capazes de percorrer a corrente sanguínea.

O grande número de vermes adultos no coração acaba levando o cão a ter insuficiência cardíaca, cansaço e a doença pode leva-lo a morte, entretanto o tratamento é possível.

Giardíase

Causada também por parasitas, dessa vez eles atingem os intestinos e o estômago, atrapalhando o sistema digestivo.

Os principais sintomas notados quanto a essa doença são dor abdominal, flatulência, desidratação, perda de peso, diarreia, vômito e perda de apetite.

O tratamento é através de medicamentos posteriormente passados pelo veterinário, normalmente baseados em remédios anti-parasitas.

A preocupação com nossos bichinhos de estimação é sempre grande, e como podemos perceber, algumas doenças podem oferecer um grave perigo a eles. Ainda que aqui tenhamos colocado apenas alguns exemplos de muitos, procuramos salientas que a principal arma para manter a saúde do seu cão é a prevenção e o investimento em visitas periódicas ao veterinário.

Esteja atento ao seu cão, ao comportamento do bichinho e sempre dê muito amor, carinho e cuidado. Não se esqueça nunca de manter a vacinação em dia.

Esse artigo não fornece diagnósticos, mas pretende alertar os donos de seus amados bichinhos sobre os perigos relacionados a saúde. Caso note algum sintoma em seu amigo, procure um veterinário. E se você quer mais dicas para cuidar de seu cachorro, acesse o portal MelhorAmigo.Dog

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.