Cachorro com medo de fogos de artifício. O que fazer?

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

O medo de fogos de artifício é uma das fobias que mais acomete os cães. Réveillon, tarde de jogos de futebol e comemorações de datas especiais são um verdadeiro sacrifício para os cachorros. E, até o cão mais tranquilo pode ficar assustado e com medo de fogos de artifício. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar o seu amigo de quatro patas!

Quer saber como fazer o seu cão obedecer e ficar cada vez mais comportado? Clique aqui e descubra.

Os ouvidos dos cães são muito mais sensíveis do que os nossos. Eles conseguem ouvir sons que os humanos não conseguem. Por isso, o barulho muito alto e forte dos rojões acaba causando medo na maioria dos cães, sejam eles adultos ou filhotes.

Dicas para ajudar o seu cachorro a perder o medo de fogos de artifício

Para ajudar o cão a perder o medo de fogos de artifício, o ideal é usar um método chamado de dessensibilização. Através dele, o cão entra em contato com aquilo que lhe provoca medo e percebe que nada de ruim vai lhe acontecer e, com o treino e muita paciência, ele se livra da fobia.

1 – Procure um vídeo com o som de fogos de artifício, como esse:

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=Rx1zulLfi7o

2 – Coloque esse vídeo de forma que o seu cão possa ouvir, mas em volume baixo, algumas vezes no dia.

3 – Durante a exibição do vídeo, deixe perto do cachorro algo que ele goste muito, como um brinquedo, o biscoitinho preferido dele ou faça um carinho nele. Assim o cão começa a associar os fogos com algo positivo, ao longo dos dias de treino. Isso ajuda a diminuir o medo.

4 – Quando perceber que o seu cão já se acostumou com o barulho do vídeo em baixo volume, comece a aumentar gradualmente o som, sem deixar de associar a algo que o cachorro goste. Assim, ele continua associando o som dos rojões a alguma coisa boa e continua perdendo o medo, com a continuidade dos exercícios.

5 – Se, durante os exercícios, o cachorro demonstrar medo, correr ou se esconder, diminua o volume até que ele fique confortável. Não brigue com ele, mas também não pare de fazer os exercícios. É com muita paciência e treino que o seu cão vai aprender a não ter mais medo dos fogos de artifício.

6 – Repita esse exercício quantas vezes você julgar necessário, até que seu cão consiga ouvir o barulho dos fogos bem alto sem sentir medo. Pode ser uma tarefa repetitiva, mas vai melhorar muito a vida do seu cão, que perde o medo e fica bem mais tranquilo.

Caso você também queira adestrar o seu cão, veja o vídeo que gravei e onde ensino como você pode adestrá-lo e acabar com seus problemas! Clique aqui e assista agora!

 

Clique aqui para entender como adestrar seu cão.

5 Comments

  1. Beatriz Arantes 17 de julho de 2013
  2. noyr 20 de outubro de 2013
  3. larissa manoela 20 de outubro de 2013
  4. Sandra Coelho 25 de outubro de 2013

Deixe um Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.