Como ensinar o seu cachorro a te proteger

Bom, todos nós sabemos que o latido de um cão é intimidador e pode te proteger do perigo. Vamos ver como ensinar isso ao cachorro?

É comum que você, como dono de um cachorro, queira que ele te proteja do perigo, principalmente com a insegurança na qual vivemos hoje. Normalmente, os cães são, por si só, territorialistas e costumam latir para estranhos que entram em casa. Mas, o animal não sabe distinguir o que é realmente ameaçador daquilo que não é.

Existem algumas raças, como o doberman e o pastor alemão, que tem uma maior facilidade de entenderem as ordens e são bons cães de guarda quase que naturalmente. Tudo o que você precisa fazer é ensinar o cão a latir ao seu comando, já que um latido forte de um cão é uma forte intimidação para um intruso ou um possível agressor.

Instruções para o seu treino:

1 – Treine o cão para latir quando você mandar, usando um sinal verbal ou até mesmo físico, para que ele entenda a hora que deve latir. Recompense sempre o seu cão quando ele atender o seu comando.

Como adestrar seu cão você mesmo! Veja aqui.

2 – Combine com uma pessoa desconhecida para que haja como um intruso, vá a sua casa e bata a campainha. Bata palmas, faça barulho para que o seu cachorro comece a latir e não deixe de recompensar ele por ter feito a coisa certa e ter latido. Com isso, ele vai entender que sempre deve latir quando um estranho bater à porta.

3 – Faça o passo anterior encenando com o suposto intruso, para que seu cachorro lata toda vez que ele ouvir um barulho estranho.

4 – Toda vez que o seu cachorro latir por ver alguém na porta ou em outro local da casa, dê uma recompensa a ele. Assim, o cão entende que está fazendo certo e agradando o dono e tende a repetir esse comportamento.

5 – Combine com uma pessoa que o cachorro não conhece para encontrar você no meio do caminho que você faz com o seu cão na hora de passear. Peça a ele para agir de uma forma ameaçadora, como se fosse te atacar na frente do cachorro. Nessa hora, sinalize para o seu cão começar a latir e, logo depois, recompense-o pelo comportamento positivo. Só não se esqueça de tomar o cuidado de ficar com o cão sempre na corrente na hora de fazer isso, pois, no impulso, ele pode acabar mordendo a outra pessoa.

Quer aprender a adestrar o seu cão? Clique e aprenda agora mesmo!

Deixe um Comentário