Como cuidar de um cão Fila Brasileiro

FilaBrasileiroBuffy

O Fila Brasileiro é um cão que impõe muito respeito. Tem um latido grosso que transmite força e muita segurança. Essa impressão fica ainda mais forte quando se observa o porte grande e robusto desse cão.

Quer aprender a adestrar um Fila Brasileiro. Então saiba como clicando aqui.

O Fila Brasileiro é um cão que deve ser adestrado, pois se trata de um animal muito desconfiado e está sempre em alerta para proteger o seu dono e o próprio território. Seu ataque é forte e baseado no instinto. Por isso, ele pode ser treinado como um cão de guarda e é pouco indicado para convívio familiar, já que pode acabar atacando amigos e vizinhos.

Características do Fila Brasileiro que merecem destaque

  • Ataque de forte impacto
  • Facilidade de Adestramento para ataque e guarda
  • Grande instinto de ataque
  • Latido grosso e imponente
  • Porte muito avantajado
  • Facilidade para fazer rondas
  • Facilidade para aprender comandos de obediência.

Comportamento do Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é um cão que procura e protege sempre o seu dono. É um cão complicado de se ter em casa. Primeiro porque o seu porte é grande, o que implicaria em mais espaço. Segundo, porque ele é territorialista e ciumento, o que pode gerar muitos problemas com as crianças, inclusive um ataque, o que não é nada recomendável. Além disso, ele tem uma imensa dificuldade para conviver com outros cães.

É um cão seguro de si e que impõe respeito, tanto pelo seu porte quanto pelo seu forte latido.

Alimentação ideal para o Fila Brasileiro

A alimentação do cão deve ser feita de acordo com a sua estrutura física e idade. Muitos donos dão alimentos caseiros e muita ração para o cachorro, o que pode torná-lo obeso.

Prefira alimentar o cão com uma ração de acordo com a sua idade. Essa é a melhor opção para o Fila Brasileiro.

Cuidados com o Fila Brasileiro

Um banho semanal já é suficiente para o cão Fila Brasileiro. Logo após o banho, o ideal é escovar o pelo do animal, para que fique brilhante.

O lugar onde o cão vai passar a maior parte do tempo deve ser sempre limpo e seco. Um jardim ou gramado são os mais indicados, para que o cão tenha mais liberdade. Evite deixar o Fila em pisos lisos, pois isso força demais as articulações do cão, devido ao seu grande porte e peso.

Quer treinar o seu Fila Brasileiro com dicas de adestradores profissionais? Sem gastar muito? Então clique e conheça agora mesmo o curso “Como Adestrar um Cão”.

Deixe seu comentário!
 

18 Comentários em "Como cuidar de um cão Fila Brasileiro"

  • samantha disse:

    Eu acabei de comprar um fila brasileiro ele so tem apenas 37 dia ,mas porem eu ja tinha uma cachorra mas ela e pequena e vive dentro de casa, isso pode ocorrer algum problema entre eles??

    • Sandra Coelho disse:

      É possível, pois o fila é um cão muito territorialista.
      Mas, como ele é novinho ainda, pode se adaptar com a sua cachorrinha sim. Deixe os dois convivendo juntos!

  • samantha disse:

    E como eu ensino eLe a fazer xixi e cocô no lugar certo?
    porque ele esta fazendo na casa inteira

  • Romário disse:

    Comprei um fila brasileiro já com com dois meses de idade e percebi que ele não cresceu como deveria. O que posso fazer para ele se recuperá?

  • Eu ganhei um fila de 12 meses e ele é matou a minha gata, fiquei com medo dele, ele é mulécão, mas não consigo confiar nele.
    Oque eu faço?
    Att; Fabiana

  • Sandra Coelho disse:

    Leva o cão no veterinário. Ele pode te dar um diagnóstico mais preciso.

  • Sandra Coelho disse:

    Fabiana,

    Seu cão precisa ser treinado. O seu fila quer o território só para ele, por isso não admite outros animais.

  • Nathalia disse:

    Tenho um filhote de fila. Já está gigante e ainda é muito brincalhão. Só tem um problema: logo no dia seguinte ao banho ele já está com cheiro insuportável. Detalhe: ele veio para o meu apartamento por acaso… Se eu não o aceitasse ele iria ser abandonado. Meu apartamento é pequeno e ele insiste em dormir nos quartos!! Quase morro…

  • Idilene silva disse:

    Acabei de perder uma cachorrinha da raça fila, o meu primeiro animal de estimação.Ela morreu com tres meses de vida, causa da morte foi a virose parvovirose.
    A minha nina era muito alegre,quando eu chegava do trabalho ela ia me receber no portão com pulos e cambalhotas, eu tinha que sentar e fazer carinho nela pra poder entrar em casa.Era brincalhona e linda também,meu coração está partido!!!! Ela fazia parte da família.!!!!

  • Gil torres disse:

    Eu tenho um fila brasileiro e ele tem apenas dois meses e 15 dias vc precisa dar baatante carinho e atencao para q ele nao fique com ciumes pois o meu ja ta bastante sabido ele tem uma mordida bastante forte quando brigo com ele ele fica bravo e ele e lindo muito brincalhao

  • zatlan disse:

    eu tbm tenho um fila,e meu avo brinca com ele usando a vassoura, sera qk tem algum perigo dele se tornar um cao agressivo?

  • Sandra Coelho disse:

    Esse tipo de brincadeira estimula sim a agressividade do animal. Um dia ele pode acabar avançando nela. Cuidado!

  • Karoliny disse:

    Olá! Tenho uma Fila de 1 ano e uma vira-lata de 1ano e meio. As duas sempre ficaram juntas, se as separamos, elas choram até ficarem juntas novamente. Porém a Fila não deixa a vira-lata brincar conosco, ela chega a intimidá-la. O que posso fazer para diminuir esse ciumes?

  • Karem disse:

    tenho uma filhote de Fila e ela tem 3 meses. Gostaria de saber a quantidade(kg/gr) certa de ração a ser dada diariamente a ela.. sempre dou ração misturado ao leite 3 a 4 vezes ao dia.

  • HELOISA disse:

    MUITO BOM O BLOG TENHO DOIS FILA UM MACHO E UMA FEMEA UM YORKSHIRE E DUAS ROTTWAILER FEMEAS

  • Amanda disse:

    OLÁ, TENHO UMA FILA DE 7 MESES E ESTAVA PENSANDO EM ADOTAR OUTRO CÃO. SERÁ QUE PODE DAR CERTO?

Comente: